O layout da farmácia deve receber atenção constante, visando evitar filas, que podem desestimular o shopper e causar rupturas.
Veja as dicas do diretor da Desenvolva Consultoria, Marcelo Cristian para diminuir as filas na sua farmácia:
1 – Esteja atento com a disponibilidade de troco nos terminais;
2 – Garanta que um funcionário/líder proceda sempre que a fila se formar, agilizando o atendimento e abrindo terminais sobressalentes;
3 – Conscientize todos os funcionários da loja sobre a importância de reduzir filas;
4 – Oriente o operador de caixa para que ele saiba, rapidamente, como agir, caso o sistema trave, ou algo inesperado aconteça;
5 – Implemente filas inteligentes, com uma jornada de produtos ao lado para que o cliente se distraia;
6 – Use a TV indoor para transmitir mensagens, frases e dicas para desviar a ansiedade do cliente;
7 – Treine a equipe em atendimento humanizado, com inteligência emocional, para lidar com fatores estressantes;
8 – Adote as filas preferenciais para aliviar o fluxo da área.
Fonte: Guia da Farmácia