Saúde ocular: De olho na prevenção

saude-ocular-de-olho-na-prevencao
Foto: Shutterstock

Só no Brasil, 50 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de distúrbio de visão, e 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados caso o indivíduo tivessem uma saúde ocular a tempo, segundo dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Especialistas esclarecem que é possível proteger a visão de maneira prática e rápida. Basta abandonar alguns hábitos que, sem perceber, prejudicam a saúde ocular diariamente. Confira!

1. Maquiagens

Sem dúvidas, as maquiagens incorporaram a rotina de cuidados das brasileiras e, com o uso mais frequente das máscaras de proteção contra a Covid-19, que deixam apenas os olhos em evidência, eles se tornaram foco para quem deseja dar destaque no visual.

2. Lentes de contato

O maior problema com o uso das lentes de contato é a falta de higiene, que pode ocasionar infecções graves e até cegueira. “Nunca use água de torneira para higiene”

3. Olho seco

Diminuição na produção da lágrima ou uma evaporação rápida da mesma são as principais causas do olho seco. E a origem desses problemas pode se dar por diversos fatores. Entre eles, doenças sistêmicas, como o reumatismo; inflamação de algumas glândulas das pálpebras; poluição em excesso; ambientes secos; locais com ar-condicionado; e ambientes com vento, pó e poeira.

4. Diabetes

Os pacientes diabéticos devem fazer, no mínimo, uma consulta anual com o oftalmologista para realizar exames de rotina, incluindo o mapeamento de retina. Muitas vezes, o paciente descobre que o controle glicêmico está inadequado, pois a refração (“grau dos óculos”) muda rapidamente. Nesses casos, é indispensável o controle glicêmico antes de prescrever os novos óculos, pois muitas vezes a alteração na graduação dos óculos é transitória e volta ao normal somente com o controle do diabetes.

Fonte: Guia da Farmácia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *