“No meio da dificuldade reside a oportunidade”: essa frase do físico teórico Albert Einstein pode dar a direção a todo gestor de varejo farmacêutico que busca estar à frente no mercado.
Em meio às constantes mudanças na forma de atuação do profissional de gestão de farmácia, a palavra de ordem é: adaptação. E se você quer atingir o sucesso nos negócios, precisa ser resiliente, ágil e, sobretudo, confiante na sua tomada de decisão.
Para agir de forma assertiva, você precisa ter todas as informações disponíveis sobre o seu negócio de forma rápida, organizada e atualizada. Já falamos em outros posts sobre a importância da análise dos indicadores, mas é nesse momento de pandemia que a lição de casa precisa estar muito bem feita.
Automatize e digitalize o negócio para evoluir a drogaria
Desde a compra junto ao fornecedor, o controle do estoque, até o registro da venda e a elaboração de relatórios, é fundamental que todas as informações estejam interligadas em sistemas que forneçam os dados rapidamente e de forma correta.
Se a sua drogaria já possui um sistema de compra centralizada, esse é um ótimo momento para aproveitar ainda mais as facilidades disponíveis. Caso você ainda efetue suas compras de forma independente, busque alternativas para facilitar os pedidos. Pesquise, negocie e escolha as melhores condições comerciais para o seu negócio.
Analise constantemente o CMV e os custos operacionais
Os números são reflexo da saúde do seu negócio. Por isso, analise com atenção o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e de todos os demais custos operacionais da loja. Acompanhe as alterações e faça os ajustes para controlar as despesas.
Fique atento ao fluxo de caixa para garantir o giro financeiro da drogaria. Analise diariamente todos os registros e verifique qualquer necessidade de correção para manter os saldos positivos.
Busque inovar na sua farmácia
A inovação é essencial para atingir o sucesso no varejo farmacêutico. Tenha um modelo de negócio com características que possam ajudar no processo de adaptação às mudanças do mercado.
Entre os modelos de negócio que podem oferecer autonomia de decisão ao gestor está o modelo associativista. Ao mesmo tempo que possibilita condições de atuação em grupo, também fortalece negociações comerciais junto às grandes indústrias e distribuidoras.
Fonte: Farmarcas