Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa nesta segunda-feira em Aracaju

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, devem se vacinar todas as crianças a partir de um ano até os cinco anos incompletos.

Resultado de imagem para sarampo e poliomielite

A partir desta segunda-feira (6), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai iniciar a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. As vacinas vão estar disponíveis nas 44 Unidades de Saúde da Família (USF), que funcionam das 7h às 17h.

Segundo a secretaria, devem ser vacinadas todas as crianças a partir de um ano até os cinco anos incompletos, ou seja, quatro anos, 11 meses e 29 dias. De acordo com a coordenadora de imunização da SMS, Tânia Nunes, a campanha deste ano é indiscriminada, pois pretende atingir todas as crianças dessa faixa etária no país, com o objetivo de manter coberturas de vacinação homogêneas.

“Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos, que já tiverem tomado uma ou mais doses, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Em relação ao Sarampo, todas as crianças receberão uma dose da Tríplice Viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido imunizadas nos últimos trinta dias”, explicou Tânia.

Ainda de acordo com a SMS, será realizado no dia 18 deste mês o Dia D de Mobilização Nacional para a imunização contra as doenças. Nesta data, todas as unidades estarão abertas. Com isso, a meta é vacinar, até o final do mês, pelo menos 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e sarampo, doenças que já tinham sido eliminadas no Brasil.

Fonte: G1 Sergipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *