Ficar atento às embalagens das medicações é fundamental para garantir a eficácia e segurança das mesmas
Manter em casa um kit básico com medicamentos pode fazer toda a diferença no dia a dia. Imagine sentir uma dor de cabeça ou um desconforto no estômago e não encontrar qualquer medicamento no meio da madrugada.
Nessas horas, poder contar com um estoque de medicamentos representa uma solução rápida e um certo alívio para qualquer mal-estar.
Afinal, tomar medicamento vencido faz mal à saúde?
A maioria das pessoas não costuma ficar atenta se o medicamento que está sendo consumido ainda está dentro do prazo de validade.
Ou, em alguns casos, acaba percebendo que o remédio já estava vencido apenas após já ter feito uso do mesmo.
A primeira indicação é ficar tranquilo caso o consumo da medicação tenha sido feito após o prazo de validade. O máximo que pode acontecer, nesses casos, é a eficácia do remédio ter sido comprometida.
Ou seja, se você tomou um remédio para dor de cabeça que estava vencido, a espera pelo alívio da dor pode ser mais prolongado, já que o medicamento teve parte de sua eficácia diminuída após perder a validade.
Como já falamos, a data final do prazo de validade é uma forma da indústria farmacêutica atestar que o produto mantém as mesmas características de eficácia e segurança.
No entanto, é importante fazer um alerta sobre medicações de uso contínuo, como os indicados para controle de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes, um antibiótico para o tratamento de uma infecção: o uso dos medicamentos fora da validade podem colocar a vida do paciente em risco.
Nesses casos, fique sempre atento às embalagens dos produtos e jamais arrisque tomar um remédio vencido.
O melhor a se fazer é providenciar um novo medicamento que esteja dentro do prazo de validade e garantir a integridade física do paciente.
Fonte: oliberal.com