O varejo farmacêutico é um segmento extremamente competitivo. Toda e qualquer possibilidade de diferenciação perante os concorrentes deve ser aproveitada. Para melhorar os resultados do negócio, investir em mobiliário específico para farmácia é extremamente importante.
Pode parecer simples, ou que talvez não faça diferença, mas toda farmácia precisa ter opções de móveis que atendam todas as necessidades de uma loja que oferece esses tipos de produtos.
Muitos empresários acreditam que qualquer tipo de gôndola ou de prateleiras já são o suficiente para expor os itens da farmácia. Porém, um mobiliário específico para farmácia permite posicionar os produtos da melhor maneira para que o consumidor identifique a posição de cada categoria.
Como o cliente normalmente já entra na loja em busca de um determinado produto, o mobiliário específico para farmácia colabora para que o consumidor localize o que deseja com mais facilidade. Isso melhora a experiência do cliente na loja e aumenta a percepção de satisfação da compra.
Claro que o mobiliário não faz com que o cliente fique satisfeito. Esse fator engloba muitos outros pontos, como preço e qualidade no atendimento. Mas o fato de ele não conseguir encontrar o que deseja com rapidez atrapalha e dá a sensação de perda de tempo.
Mobiliário específico para farmácia
Cada área da farmácia precisa ser bem planejada, com móveis específicos, de acordo com o tipo de produto e atendimento que você deseja oferecer. O mercado de móveis para as farmácias e drogarias sofreu uma grande profissionalização.
Era comum encontrar farmácias num formato rústico e robusto, com móveis feitos em madeira. Hoje boa parte do mobiliário das lojas é feita em ferro e aço. Isso dá à loja um visual mais moderno. Esses materiais chegaram com sinalização e iluminação diferenciadas. Para todas essas mudanças, o objetivo era trazer uma experiência de compra mais agradável ao consumidor.
Exposição fora do balcão
Além disso, boa parte dos produtos era mantida dentro da área de balcão. Assim, pouco espaço era destinado à venda no modelo autosserviço. Muitas farmácias ainda cometem esse erro. Há pouco espaço para expor produtos isentos de prescrição. O comportamento de consumo de medicamentos no Brasil é muito peculiar. Muitas pessoas consomem produtos antes de ir ao médico, quando começam a apresentar algum sintoma.
A farmácia deve estar preparada para atender essa demanda. Portanto, utilizar mobiliário específico para farmácia é fundamental. Cada peça deve ser pensada de acordo com a categoria que será exposta nesse móvel.
Outro fator importante é saber posicionar os móveis corretamente, de acordo com o fluxo ideal de percurso do consumidor dentro da loja. Cada categoria deve ser pensada para estar em uma posição específica do ponto de venda. Esses estudos são baseados em análises do cliente dentro da loja. Por onde ele anda, para onde olha e as principais sessões que busca na farmácia.
Definição do projeto mobiliário específico para farmácia
O mobiliário deve ser visualmente agradável e condizente com o perfil do público-alvo. Além disso, também precisa ser prático, tanto para os colaboradores da farmácia quanto para os consumidores. Um exemplo disso é um balcão de atendimento muito longo. Sem saídas centrais para os atendentes, eles precisam dar a volta no mobiliário para atender os clientes.
É fundamental que os móveis escolhidos estejam aptos às mudanças, seja para o recebimento de novas categorias ou para a adoção de normas da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).
Móveis modulares são o ideal
A melhor decisão na hora de montar ou reformar uma drogaria está na escolha de produtos modulados, que se adaptam a mudanças rápidas, tornando a loja flexível.
Vale lembrar apenas que, antes de finalizar qualquer projeto mobiliário, é viável analisar se ele é condizente com o perfil do público que se deseja alcançar. Caso o perfil do público que se pretenda atingir seja da classe C, investir num mobiliário muito sofisticado pode não ser a melhor saída. Esse consumidor pode se sentir intimidado e julgar que os produtos oferecidos têm um preço mais alto do que na realidade possui. Adequar toda a comunicação da loja ao público-alvo é essencial.
Capacitar o atendente da farmácia melhora resultados da loja
O mercado oferece uma gama de mobiliários e formas de ambientação para cada uma das categorias comercializadas nas farmácias. É possível traçar estratégias únicas e personalizadas ao estilo do consumidor, sempre pensando nos objetivos de vendas da farmácia.
Fonte: Farmarcas.