Também conhecida como bolhas de febre, na sua maioria, Herpes labial não é grave. Veja como é possível evitar o surgimento dessas lesões com medidas simples
Herpes labial, ou tipo 1, é uma doença viral e infecciosa também conhecida como bolhas de febre, que podem aparecer em qualquer parte do corpo, porém são mais comuns no exterior da boca e nos lábios.
Após a formação das bolhas, elas se rompem para formar uma ferida contagiosa que dura entre sete a dez dias antes de encrostar.
O que a herpes labial?
De termo médico herpes labial recorrente, herpes labial é uma infecção causada pelo herpes simplex vírus.
Algumas vezes dolorosa, o contato com a doença se dá, como qualquer outro vírus, através do contato direto ou indireto com algo contaminado, como por exemplo através de talheres ou copos ou através de um beijo.
Causas
As principais causas da herpes labial costumam ser:
- Alergias.
- Estresse emocional e fadiga.
- Clima frio ou luz solar excessiva.
- Um sistema imunológico enfraquecido.
- Alguns alimentos.
- Febre.
- Outras infecções que diminuam a resistência orgânica.
Sintomas da herpes labial
Geralmente não costuma ser difícil perceber quando uma crise de herpes se instala, pois a região afetada começa a arder ou coçar. Os principais sintomas são:
- Dor de garganta.
- Dor de cabeça.
- Dor muscular.
- Febre.
Tratamento
Ao analisar a intensidade e a dor da pessoa, o médico que determina os melhores medicamentos. Se será em forma de cremes e soluções passadas no local, ou de uso via oral, na forma de comprimidos.
Fonte: Guia da Farmácia