O planejamento do negócio envolve analisar os pontos fortes e fracos da farmácia para otimizar as atividades e sempre manter o desenvolvimento da empresa mês a mês. É preciso analisar todos os fatores de sucesso, saber o que precisa ser melhorado e o que precisa ser mantido.
Na hora de fazer o planejamento da drogaria para 2019, para analisar os pontos fortes e fracos da farmácia, deve fazer a análise SWOT, que em inglês significa FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).
Ao sentar para analisar essas questões você e sua equipe devem incluir tanto fatores internos, como processos, por exemplo, quanto externos, como a atuação dos concorrentes ou a possibilidade de haver um novo concorrente na região.
Principalmente em farmácias de menor porte, o faro do empresário ainda é muito forte para a tomada de decisões. É preciso compartilhar o planejamento da drogaria com mais pessoas da equipe e desenvolver as decisões com base em dados da loja. Só assim é possível fazer melhorias, pois se sabe onde esta e onde se quer chegar. Ou seja, quando os pontos fortes e fracos da farmácia para trabalhar com metas e planos de ação no ano seguinte.
Quando falamos de analisar os pontos fortes de fracos da farmácia é essencial parar por certo tempo para analisar os resultados do que foi feito em 2018 e projetar as melhorias para 2019. Para isso, é preciso ter clareza do que se espera. Analisar os trabalhos realizados, os concorrentes e entender bem os hábitos do consumidor podem auxiliar a tomar o primeiro passo: traçar as metas a serem alcançadas.
Inúmeros fatores externos interferem diretamente nos negócios. O empresário precisa estar atento e preparado para interpretar todas as situações. Só assim é possível estar um passo à frente dos concorrentes.
Confira uma lista que pode auxiliar a estruturar os pontos fortes e fracos da drogaria para estruturar o planejamento do negócio para 2019:
Aumento do número de estabelecimentos farmacêuticos no país
O varejo farmacêutico vem crescendo muito e a quantidade de inaugurações de lojas também é muito grande. Por conta disso, é essencial estar atento à movimentação de concorrentes e ter total controle do negócio como um todo. Uma farmácia bem administrada e com estratégia bem definida pode seguir com ótimos resultados, mesmo com a presença de outras drogarias nas proximidades.
Processo de concentração do setor
As grandes redes do varejo farmacêutico têm certa concentração de mercado, mas o associativismo está crescendo muito e as lojas do setor já começaram a chamar a atenção das corporações. O empresário precisa estar atento a essa movimentação para entender os pontos fortes e fracos da farmácia e se planejar financeiramente.
Aumento de custos
O gestor de uma farmácia deve estar sempre de olho nos custos da loja. E isso envolve qualquer tipo de valor que envolva o financeiro da drogaria. Energia, água, produtos de limpeza, reposição de produtos, custos com equipe, entre outros. É essencial acompanhar os indicadores da loja e saber controlar os gastos. Só assim a farmácia terá boa saúde financeira e pode desenvolver outras ações para vender mais ou projetar a montagem de novas lojas.
Competição por excesso de descontos
Um dos grandes erros dos empresários do varejo, que deve ser considerado quando se pensar nos pontos fortes e fracos da farmácia, é a briga por descontos aos consumidores. Não estamos falando que não se deve oferecer descontos e um preço baixo para conquistar a clientela. É fundamental que exista uma estratégia de precificação com base na curva ABC e no CMV da loja. Uma drogaria sem estratégia certamente terá problemas financeiros no futuro.
Diversificação do mix de produtos
Toda drogaria deve oferecer um bom mix de produtos aos consumidores. Assim se evita a ruptura de estoque e o consumidor sempre encontra o que busca na loja. Lembre-se que não ter o item que o consumidor procura pode levá-lo a buscar em outra farmácia e isso é um dos principais perigos de perda de clientes para os concorrentes.
Esse é um fator fundamental para definir os pontos fortes e fracos da farmácia.
Insatisfação dos clientes
Atender as necessidades do consumidor é uma das principais necessidades do atendimento no balcão. E esse deve ser um objetivo muito claro para todos que trabalham na loja. Como gestor, o ideal é trabalhar a capacitação da equipe para incorporar esse valor como uma cultura da empresa e sempre manter excelência na qualidade do atendimento na farmácia.
Condição de negociação com os parceiros
O relacionamento do setor de compras da farmácia com os parceiros é muito importante. Ter boas condições de compra com os fornecedores é um dos grandes diferenciais que se pode construir no varejo farmacêutico. Busque manter sempre uma boa relação e o networking com a equipe de representantes que atende a sua loja.
Ações de marketing dos concorrentes
Como já falamos, a concorrência entre as drogarias mais próximas é muito grande. E isso deve ser um dos principais fatores para definir os pontos fortes e fracos da farmácia.
Fique atento às ações dos concorrentes, mas não se esqueça de manter sua estratégia bem definida e analisá-la com frequência. Isso é fundamental para o sucesso da farmácia.
Rotatividade de funcionários
A entrada e saída de funcionários é um grande desafio para a empresa. Capacitar e treinar novos colaboradores requer tempo, tanto para a contratação quanto para que a pessoa comece a desempenhar as atividades com maestria.
Busque conhecer o mercado da região para alinhar as atividades e pagamentos à sua equipe. A cultura corporativa deve desenvolver as pessoas e buscar o crescimento de todos dentro da empresa. Leve isso em conta para fazer o planejamento e pensar os pontos fortes e fracos da farmácia.
Mercado farmacêutico em ascensão
O varejo farma vem crescendo acima de dois dígitos nos últimos anos. Isso é muito importante para fazer o planejamento e pensar o que você deseja para a sua drogaria no ano seguinte. Se o mercado está crescendo, a sua meta de crescimento deve estar pelo menos próxima a esse valor. Se o mercado cresce mais do que a sua drogaria, quer dizer que os concorrentes podem estar tomando espaço da sua região de atuação.
Crescimento dos genéricos
Os pontos fortes e fracos da farmácia devem considerar as vendas de cada categoria. Nos últimos anos, o grupo de genéricos está em alta e deve ser uma tendência para o próximo ano. É hora de analisar o mix de produtos da loja e entender como melhor distribuir as moléculas. Lembre-se que a estratégia de precificação da drogaria deve considerar as diferenças de precificação para cada grupo de produtos.
Conscientização da prevenção e saúde
O crescimento da onda de bem-estar na população brasileira é um fator a ser considerado nos pontos fortes e fracos da farmácia. Hoje muitas pessoas começam a se cuidar com antecedência para evitar o surgimento de doenças. Vitaminas, suplementos e outros produtos agora têm mais penetração e podem se tornar um forte segmento de atuação da sua loja. Vale acompanhar a representatividade desse produto nas suas vendas e fazer ações para divulgar a sua farmácia para esses setores.
Softwares de gestão de drogarias
A profissionalização na administração de farmácia já é uma realidade no país. As vendas a prazo no caderninho do caixa ou o acompanhamento do estoque por uma planilha de controle já são ultrapassados. É preciso estar atento e acompanhar a tecnologia para otimizar as atividades e ter melhores rendimentos, tanto de vendas quanto de tempo.
Reserve um tempo na agenda para fazer o planejamento da sua drogaria para 2019. Pense os pontos fortes e fracos da farmácia e colha os resultados de planos de ação bem definidos para o próximo ano!
Fonte: Farmarcas.