Algumas dicas de exposição podem impulsionar as vendas da categoria durante a estação
O inverno não costuma ser a estação mais promissora para a venda de proteção solar, mas isso não significa que a categoria deve ser esquecida.
Confira as dicas, para potencializar as vendas de protetor solar na sua farmácia durante o inverno.
Motivos da compra: embora o consumo de protetor solar continue crescendo, seu uso ainda está muito concentrado durante a sazonalidade. Sendo assim, a compra ocorre, basicamente, por dois motivos: proteção, que reflete a maior preocupação das pessoas com os danos causados pelos raios solares; ou prevenção, que está ligado à vaidade e aparência de médio e longo prazos.
Importância do canal farma: a boa notícia é que o shopper tem preferência em realizar essa compra no canal farma, por ter a percepção de existir mais variedade de produtos, principalmente para o rosto.
Além da sazonalidade: diante desse cenário, a primeira dica para potencializar as vendas dos filtros solares com a chegada da temporada de outono-inverno é ressaltar a importância de seu uso diário em qualquer época do ano, inclusive pelas pessoas que trabalham dentro de casa por conta da pandemia.
Formas de exposição: o ideal é iniciar a exposição segmentando os itens infantis dos adultos, assim como os pós-sol e protetores faciais. Depois desse passo, segue-se organizando a categoria por blocos de marca e destacando as linhas de maior valor agregado, sendo os itens de proteção com bronzeamento e/ou com aplicadores diferenciados, como spray/ aerossol, por exemplo.
Ações adicionais: na temporada dos dias mais frios, o ponto de venda (PDV) pode fazer uso de pontos extras e também do checkout para expor a categoria, principalmente a focada na proteção do rosto.
Fonte: Guia da Farmácia