Especialista da J&J destaca quais os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar em tempos de Covid-19
De acordo com pesquisa publicada no jornal Contact Lens & Anterior Eye (CORE) no ano passado, os usuários de lentes de contato podem ficar tranquilos enquanto ao seu uso durante a pandemia, desde que seguindo adequadamente as orientações de higiene.
Por isso, tanto para usuários de óculos como para usuários de lentes de contato, uma das principais recomendações é manter as mãos sempre limpas e evitar levá-las aos olhos ou qualquer parte do rosto em qualquer circunstância.
Dicas para ter segurança e conforto no uso das lentes de contato
- Você pode continuar usando as lentes de contato: Não há evidências científicas de que os usuários de lentes de contato tenham um risco mais elevado de contrair Covid-19 em comparação com os usuários de óculos.
- Os bons hábitos de higiene essenciais: A lavagem e a secagem corretas e completas das mãos são essenciais, garantindo uma boa higiene do estojo das lentes de contato e limpando regularmente os óculos com água e sabão. Esses hábitos podem ajudá-lo a manter-se saudável e longe de problemas de saúde.
- Os óculos regulares não oferecem proteção: Nenhuma evidência científica apoia rumores de que os óculos comuns oferecem proteção extra contra o Covid-19, uma posição apoiada pelos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
- Mantenha as mãos longe do rosto: Independente se é usuário de lentes de contato, óculos ou não precise de correção visual, evite tocar o nariz, a boca e os olhos com as mãos não lavadas, como orientado pela OMS e CDC.
- Se estiver doente, interrompa temporariamente o uso das suas lentes: Os usuários de lentes de contato que estiverem doentes devem interromper o uso das lentes enquanto estiver apresentando sinais e sintomas de Covid-19.
Após esse período deve retornar ao seu médico oftalmologista e conforme a suas orientações, pode retomar o uso de lentes de contato, lembrando também de utilizar estojos novos para o armazenamento das lentes.
Fonte: Oftalmologista da Johnson & Johnson Vision, Dra Débora Espada Sivuchin