Uma das estratégias é pensar na categoria como uma solução
Veja as dicas da diretora da Connect Shopper e consultora de varejo e consultora de shopper marketing, Fátima Merlin, para potencializar as vendas de depilatórios nas farmácias.
Hoje, o que há de mais moderno é entender as categorias como soluções e executá-las no ponto de venda (PDV) levando em consideração os momentos de uso e consumo e a árvore de decisão do shopper (hierarquia de decisão).
Para as mulheres
Os produtos depilatórios estão relacionados ao universo íntimo feminino, portanto, o varejista pode reuni-los com os vários tipos de absorventes, sabonetes íntimos e tudo que esteja associado a esse momento.
Para os homens
Sobre o universo masculino, o varejista pode oferecer os cremes depilatórios junto com a categoria de cuidados com a barba. Isso porque estudos mostram que os homens se sentem desconfortáveis quando precisam interagir com esses itens no mesmo espaço destinado às mulheres.
Sortimento estratégico
- Para maximizar os resultados, é fundamental adequar o mix de produtos, sem excessos ou carências, além de avaliar as tendências e inovações da categoria.
- Vale, ainda, garantir preços competitivos, trabalhar com materiais no PDV que ofereçam informações relevantes e desenvolver comunicações e promoções direcionadas ao consumidor.
Nas gôndolas
Outra recomendação importante é expor os produtos de maior valor agregado para o de menor, abrindo com aparelhos premium até os mais simples, seguindo com os cremes depilatórios e, por último, as folhas.
Fonte: Guia da Farmácia