O desempenho da equipe da farmácia é fundamental para as vendas da loja. Porém, apenas impor metas e cobrar resultados certamente será ineficiente. É muito importante definir maneiras de avaliar o desempenho de vendas. Mas, além disso, é importante que as regras de avaliação estejam claras para todos os membros da equipe.
Muitos líderes cobram os funcionários a vender mais, mas não informam a equipe o quanto querem que a farmácia desempenhe. É preciso assumir a responsabilidade da orientação e de uma comunicação com informações que seja clara para todos.
Se a informação não é passada de maneira correta, os ruídos podem gerar conflitos e comprometer o resultado esperado.
Veja 10 dicas para avaliar o desempenho da equipe da farmácia e ter colaboradores eficientes de acordo com a expectativa de vendas da sua loja!
Habilidade técnica
A equipe da farmácia deve estar preparada para atender as necessidades dos consumidores. É fundamental dar a atenção necessária para cada perfil de cliente.
É preciso que todos os colaboradores que atuam diretamente com o público fiquem atentos ao atendimento e às vendas. É muito importante prestar um atendimento mais rápido e evitar filas longas. Muitas pessoas podem deixar de comprar algum produto na farmácia se tiverem que esperar muito tempo para serem atendidas ou para passarem pelo caixa.
Equipe bem treinada gera aumento de receitas da farmácia
Outro fator essencial é saber vender. Muitos clientes vão à farmácia procurando indicações de vitaminas ou produtos para determinado sintoma. Claro que é importante respeitar a legislação sobre a indicação de produtos, mas, dentro do que pode ser sugerido, deve-se auxiliar os clientes. Vitaminas, por exemplo, são itens de maior margem para as drogarias e a equipe pode trabalhar bem esse tipo de produto com os consumidores.
Desenvolva a habilidade técnica de vendas da equipe da farmácia para ter melhores resultados.
Relacionamento interpessoal
Quando falamos de vendas, ter um bom relacionamento interpessoal é fundamental para a equipe da farmácia. No momento da entrevista já é ideal para avaliar o comportamento do candidato e a maneira como ele se relaciona com as pessoas. Um bom vendedor precisa ter jogo de cintura e, principalmente, saber lidar com o “não” no dia a dia.
Avaliar o desempenho da equipe da farmácia no quesito relacionamento interpessoal é imprescindível também dentro da equipe da loja. Um bom clima organizacional influencia no resultado da drogaria.
Boa comunicação na farmácia é essencial para se relacionar com o cliente
Se você já possui um gerente responsável pela loja, peça que ele acompanhe o dia a dia dos atendimentos. Isso ajuda a otimizar as atividades. Além disso, dá mais possibilidades de feedback para cada colaborador.
Cooperação / Trabalho em equipe
Outro fator para analisar o desempenho da equipe da farmácia é a cooperação entre os membros do time da loja. O trabalho em equipe deve prevalecer para que o coletivo consiga atingir os objetivos e metas.
Perceba o quanto um funcionário ajuda o outro. Ou então explica alguma novidade a um membro mais novo da equipe, por exemplo. Seu estilo de liderança deve proporcionar mais momentos de interação entre os colaboradores para que se forme uma equipe e que um conte com o outro quando precisar.
Como gestor, é importante avaliar esse tipo de comportamento e direcionar os funcionários que não estão de acordo com esse tipo de perfil para alinhar o comportamento da equipe.
Organização
A organização é primordial para qualquer trabalho, principalmente dentro de uma farmácia. A orientação sobre esse ponto deve acontecer no momento da contratação. Um balcão de vendas com diversos papeis ou produtos empilhados certamente pode atrapalhar o trabalho, além de incomodar os clientes que circulam pela loja.
É imprescindível direcionar a organização da loja e dos produtos na gôndola para que toda a equipe da farmácia saiba como proceder. Avaliar a organização dos funcionários é muito importante para ter um ambiente agradável tanto para os colaboradores quanto para os clientes.
Maturidade profissional
O líder deve manter conversas frequentes com todas as pessoas da equipe. Isso é importante para entender a visão de cada colaborador sobre o andamento das funções de cada um. Essas conversas ajudam a desenvolver a maturidade das pessoas no dia a dia do trabalho.
Colaboradores mais pró ativos têm percepções diferentes sobre as tarefas e normalmente sugerem mudanças de processos que melhoram o trabalho de todos. Esse senso de responsabilidade não só sobre o trabalho, mas sobre as tarefas e necessidades da empresa como um todo certamente são um diferencial.
Qual o papel do gerente da farmácia?
Avaliar esses fatores é muito importante para pensar em delegar tarefas aos colaboradores mais maduros. Essas pessoas estão mais preparadas para receberem tarefas e tomarem decisões sem precisar de um direcionamento constante. Isso é fundamental para que a empresa caminhe mesmo sem a presença do empresário a todo momento.
Ressalte as atitudes desses profissionais da sua equipe para incentivar esse tipo de postura. Assim você estimula o desenvolvimento de todos e a sua drogaria crescerá junto com cada um deles.
Responsabilidade
É importante ressaltar que o desempenho da equipe da farmácia também está relacionado com a capacidade de assumir responsabilidades. Aprender com os erros e tomar as decisões com segurança é fundamental para o sucesso da empresa.
Procurar as soluções apropriadas para cada situação e propor alternativas viáveis é essencial no comportamento do colaborador. Incentive esse tipo de atitude, pois isso engrandece a equipe e leva ao desenvolvimento de todos os demais.
Comunicação
O desempenho da equipe da farmácia está totalmente voltado à comunicação. É preciso avaliar a maneira como os seus colaboradores estão se comunicando. E isso é válido tanto entre a própria equipe quanto com os consumidores.
Para uma empresa funcionar bem, a comunicação é essencial. Para conseguir vender bem e se relacionar com os clientes, a comunicação também é muito importante.
Capacitar o atendente da farmácia melhora resultados da loja
É essencial orientar e direcionar os colaboradores sobre a melhor maneira de lidar com os consumidores. É válido também dar treinamentos para que todos estejam alinhados sobre como lidar com determinadas situações e não sejam pegos de surpresa por algum ocorrido na drogaria.
Dentro de uma farmácia lidamos com pessoas o tempo todo. Saber se comunicar é muito importante para desempenhar bem o papel de vendas e de auxílio da saúde.
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é o fator mais importante do varejo. Para avaliar o desempenho da equipe da farmácia, é recomendável acompanhar alguns atendimentos. Estar próximo de um funcionário novo para orientar é primordial.
Mas também acompanhar funcionários antigos pode reciclar alguns hábitos que a pessoa desenvolveu no dia a dia. Às vezes o colaborador já está “acomodado” ou desmotivado por algum motivo. E é com essa aproximação que você pode avaliar o desempenho e reorientar para um direcionamento mais adequado.
Conhecer os produtos é essencial para conquistar a confiança do cliente
É muito importante ter um processo definido para abordagem. Dessa maneira todos estão alinhados com uma mesma postura de atendimento ao cliente. Isso demonstra profissionalismo e padronização da comunicação.
Além da avaliação, capacitar os colaboradores que necessitam e apoio para conseguir atender as demandas dos consumidores com mais assertividade é muito importante. Lembre-se que também é papel do gestor orientar e capacitar sua equipe.
Comprometimento
O comprometimento com o trabalho é essencial para fazer as entregas necessárias e desempenhar bem no quesito vendas.
É preciso ter um acompanhamento das entregas para conseguir posicionar os feedbacks de cada colaborador da equipe da farmácia. Como gestor, é preciso deixar o responsograma muito especificado. Assim cada funcionário tem clareza do que precisa fazer, incluindo datas e tarefas.
Capacitação da equipe da farmácia diminui rotatividade de funcionários
Essa é uma das maneiras de avaliar o comprometimento de cada colaborador. Se ele não está conseguindo fazer as entregas, ou está sobrecarregado, ou está desmotivado e sem comprometimento.
Acompanhe as entregas e dê feedbacks rápidos sobre as atividades para estimular as boas atitudes e o “senso de dono” em cada pessoa. Assim a equipe flui melhor como um todo e a empresa passa a desempenhar cada vez melhor.
Atualização
A atualização também é uma maneira de medir o comprometimento e avaliar o desempenho da equipe da farmácia. Funcionários motivados e engajados com suas atividades buscam cursos e atualizações para poderem se desenvolver e melhorar suas entregas.
Mas não se esqueça que é papel do líder proporcionar capacitações à equipe da loja. Busque avaliar as necessidades para indicar e proporcionar cursos para os seus colaboradores. Essa é uma ótima maneira de avaliar a melhoria das entregas, pois a pessoa pode retornar à empresa com ideias para desenvolver os processos e otimizar as ações.
Vale lembrar que é importante entender a autoavaliação do colaborador antes de começar a julgar e criticar suas atitudes. Muitas vezes, para ele, suas entregas e atuações estão bem finalizadas. É preciso estar atento à percepção que o funcionário tem do próprio desempenho e direcioná-lo para as reflexões sobre o seu trabalho.
Desenvolva e analise o desempenho da equipe da farmácia para ter melhores resultados!
Fonte: Farmarcas.