Uso racional de medicamentos evita consequências graves

uso-racional-medicamentos
Foto: Gabriela Oliveira

Cresce a busca por alguns remédios na pandemia e o Dia Nacional de Conscientização do Uso Racional de Medicamentos é lembrado, nesta quarta-feira (5), como forma de orientação

Graças aos medicamentos, milhares de doenças têm cura ou ao menos têm seus efeitos minimizados, podendo a pessoa acometida levar uma vida normal.

Na pandemia, muitas pessoas passaram, então,  a usar remédios sem comprovação de prevenção ou cura da Covid-19, inclusive fazendo uso diferente da forma prevista nas bulas.

A venda da hidroxicloroquina (antimalárico), por exemplo, de acordo com  o Conselho Federal de Farmácia (CFF) o mais que dobrou: de 963 mil em 2019 saltou para 2 milhões de unidades em 2020.

A ivermectina (antiparasitário), por exemplo, teve aumento de 557% de um ano para o outro.

A importância do uso racional dos medicamentos

De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os medicamentos são a primeira causa de intoxicação humana.

A saber, no ano de 2017 foram registrados 20.637 casos, sendo que destes 50 foram a óbito e dois tiveram sequelas.

Dessa maneira, a orientação é:

“Todas as pessoas que tiverem um problema de saúde ou quiserem evitar um, e necessitarem fazer uso de medicamentos, devem procurar ajuda de um profissional habilitado (médicos e farmacêuticos). Nunca se automedique!”, frisa Dr. Luis Ortega.

Descarte dos medicamentos

O aumento do consumo de medicamentos também impacta no destino adequado quando estes estão vencidos ou em desuso, podendo gerar sérias consequências ambientais e para a saúde pública.

Não se deve descartá-los em ralos ou lixos!

“Devem ser devolvidos à Farmácia onde foram adquiridos, para a adequada destinação. Recentemente foi publicado o Decreto nº 10.388 que estabeleceu o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso”, pontua.

Fonte: Farmácia Unoeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *