Vendas de genéricos crescem 6,3% no primeiro semestre

vendas-de-genericos-crescem-63-no-primeiro-semestre

Foto: shutterstock

Economia proporcionada pela venda de genéricos bate a marca de R$ 138 bilhões em 20 anos. De cada dez medicamentos prescritos no País, seis são genéricos

A indústria de medicamentos genéricos registrou crescimento de 6,29% no número de unidades vendidas nos primeiros seis meses deste ano no comparativo com igual período de 2018. No total, foram comercializadas mais de 700 milhões de unidades no semestre, de acordo com balanço da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos) a partir de dados da IQVIA.

Outras informações sobre as vendas de genéricos

Os genéricos, por lei, custam 35% menos que os medicamentos de referência. Na prática, com os descontos oferecidos pelos fabricantes, o índice de redução de preços pode chegar a até 60% no varejo farmacêutico.

Os medicamentos genéricos chegaram ao mercado em 2000. Assim, desde então, eles já proporcionaram R$ 137,8 bilhões em economia de gastos com medicamentos para os consumidores brasileiros. O valor é potencialmente maior, uma vez que indicador só considera os 35% de desconto previsto na lei.

Atualmente 120 laboratórios fabricam medicamentos genéricos no País.

Fonte: Guia da Farmácia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *