Qual é a frequência cardíaca ideal durante o exercício?

Para obter bons resultados, uma pessoa de 20 anos, por exemplo, deve manter a frequência cardíaca entre 100 e 170 batimentos por minuto (bpm)

corrida

É de conhecimento geral, especialmente entre os praticantes de atividade física, que a frequência cardíaca durante o exercício pode ajudar na perda de peso e na queima de gordura. Além disso, o ritmo cardíaco durante o exercício ajuda a determinar se a pessoa é capaz de ir mais longe e alcançar melhores resultados ou se precisa ir mais devagar para não prejudicar a saúde. Portanto, ficar atento aos batimentos do coração é fundamental. Estranhamente, muitas pessoas que se exercitam regularmente ou estão começando a se exercitar não sabem qual é a frequência cardíaca ideal e isso pode interferir no desempenho.

 Idade   Frequência cardíaca (bpm)
20 100-170
30 95-162
35 93-157
40 90-153
45 88-149
50 85-145
55 83-140
60 80-136
65 78-132
70 75-128

Como monitorar a frequência cardíaca?

O método mais básico de acompanhar a frequência cardíaca é contar os batimentos manualmente – uma técnica muito vista em filmes para verificar se uma pessoa está viva. Para fazer isso, basta colocar dois dedos no pulso oposto. No pescoço também é possível, mas no pulso é mais fácil.

Com as pontas dos dedos pressionando levemente, sinta e conte o número de pulsações durante 30 segundos (tenha um relógio para acompanhar o tempo). Agora, multiplique o número obtido por dois. O valor final indica a quantidade de pulsação por minuto. Outra maneira – bem mais fácil – de acompanhar os batimentos cardíacos, é usar monitores ou relógios que medem a frequência cardíaca.

Fonte: Veja Saúde

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