Pix: cadastramento das ‘chaves’ começa hoje. Veja como vai funcionar

pix-cadastramento-das-chaves-comeca-hoje-veja-como-vai-funcionar
Foto: Shuttertock

Pix é um método novo de pagamento instantâneo do Banco Central. Redes de varejistas, incluindo farmácias estão ávidos por captar clientes

A partir desta segunda-feira (5), os brasileiros já podem cadastrar oficialmente suas informações nos bancos e instituições de pagamento para o PIX, o novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central.

Até o momento, 677 instituições já foram aprovadas para oferecer o serviço a clientes e iniciar nesta semana o cadastro das chamadas “chaves PIX” .

O que é “chave PIX”?

A “chave PIX” é uma espécie de “apelido” ou “atalho” para identificar e localizar cada conta no sistema.

O cliente poderá cadastrar como chave um número de celular, um e-mail ou o CPF ou CNPJ.

 Ao criar o criar uma chave, o usuário realizará transações de maneira mais simples e ágil, mas o cadastramento não é obrigatório.

O serviço propriamente dito será ativado no dia 16 de novembro em todo o País, mas, a partir do dia 3 de novembro, o PIX começará a ser disponibilizado já para alguns clientes selecionados para uma fase de testes.

Como cadastrar a ‘Chave PIX’?

Para usar o PIX, bastará, então, ter uma conta corrente, conta poupança ou uma carteira digital de uma instituição financeira com cadastro no PIX.

A opção estará dentro do aplicativo bancário e no internet banking do cliente, assim como já estão outras funcionalidades, como DOC e TED.

Com o cadastro de uma “chave PIX”, as transferências poderão ser realizadas de maneira mais ágil.

Tipos de Chave PIX que poderão ser usadas e cadastradas 

  1. Número de CPF/CNPJ;
  2. Endereço de e-mail;
  3. Número do telefone celular
  4. EVP (sequência alfanumérica de 32 dígitos que, após solicitação do cliente ao seu banco, será enviada pelo Banco Central à instituição, e com ela será possível criar um QR Code, sem necessidade de ter que informar o CPF, telefone ou email a um desconhecido).

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *