Pacientes com rinite são mais propensos a contrair COVID-19?

shutterstock 1672186543
Foto: Shutterstock

Especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) informam que os portadores de rinite não são grupo de risco para Covid-19

Existe uma grande preocupação na população em geral quanto aos fatores de risco para gravidade das manifestações da COVID-19. Teria um paciente com rinite, por ser considerada uma doença respiratória crônica, um risco aumentado para o novo coronavírus, o Covid-19?

Especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) informam que os portadores de rinite não são grupo de risco para Covid-19. Vale ressaltar que nestes períodos de grande circulação de vírus respiratórios, o paciente deve manter a rinite e a asma sob controle. Muitas vezes há a sobreposição de manifestações – rinite e asma. Se a rinite estiver fora de controle, os sintomas de asma serão muito mais frequentes e graves.

Os sintomas clássicos na exacerbação da rinite incluem coriza, prurido nasal e ocular, espirros em salva, bem como sensação de obstrução nasal, sem sintomas de febre, adinamia e dores musculares.

Fonte: Asbai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *