Ibuprofeno: o que é, indicações e como usar para dor e febre

ibuprofeno

Medicamento é usado em casos de dor, febre, inflamações e cólicas menstruais

Bastante utilizado em casos de dor, febre, inflamações e cólicas menstruais, o ibuprofeno é um fármaco classificado como anti-inflamatório não esteroidal (AINE).

Apesar do uso muito difundido, algumas dúvidas são recorrentes, como aquelas relacionadas às formas de uso, apresentações, preço, interações medicamentosas, entre outras.

O que é o Ibuprofeno?

É um fármaco anti-inflamatório que apresenta as seguintes indicações de uso segundo o Formulário Terapêutico Nacional:

  • Artrite psoríaca
  • Doença de Reiter – Artrite reativa
  • Artrite reumatoide
  • Dor leve a moderada
  • Espondilite ancilosante
  • Espondilose
  • Febre

Outras indicações

Para que serve o ibuprofeno? Quando pode ser usado?

O ibuprofeno é um fármaco anti-inflamatório não esteroide (AINE) indicado para o alívio temporário não apenas da febre, como também de dores de intensidade leve a moderada como cefaleia, lombalgia, de gripes e resfriados comuns, dor de dente, dores musculares, dismenorreia e de artrite segundo descrito em bula.

Para a sua utilização deve-se, assim, levar em conta a relação risco-benefício antes do início de uso em pacientes nas seguintes condições: história de doença ulcerosa péptica, sangramento ou perfuração gastrintestinal, disfunção renal, cirrose, asma ou outras afecções alérgicas, hipertensão ou cardiopatia agravada por retenção hídrica e edema, disfunção hepática, história de distúrbios da coagulação ou lúpus eritematoso sistêmico, ou que, igualmente, estejam utilizando outros AINEs.

Ademais, a utilização desse fármaco por idosos requer cautela e atenção especial.

Fonte: Guia da Farmácia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *