Depressão: 15 minutos de exercícios diários ajuda a prevenir a doença

Mais: qualquer atividade que mantenha o corpo em movimento já oferece proteção à doença

Os benefícios de prevenção podem ser obtidos por qualquer pessoa que mantenha-se fisicamente ativa, independente de sexo e idade. (iStock/Getty Images)

Uma equipe de pesquisadores americanos descobriu uma forma simples de prevenir a depressão: a prática diária de exercícios.

De acordo com o estudo, publicado recentemente no periódico JAMA Psychiatry, pessoas fisicamente ativas estão menos propensas a desenvolver a doença. Esse benefício pode ser alcançado mesmo para aqueles que se exercitam por pouco tempo (15 minutos, por exemplo).

Para chegar a estes resultados, foram analisados os níveis de exercícios físicos (acompanhados em tempo real ou auto-relatados), a composição genética e o histórico de depressão de 611.583 participantes.

Prevenção de doenças

A depressão não é a única doença que pode ser prevenida com atividade física. Estudo publicado no periódico Neurology indica que se exercitar também ajuda a prevenir demência. Segundo os pesquisadores, mulheres que se exercitam fisicamente várias vezes por semana têm risco 57% menor de desenvolver uma combinação de Alzheimer e outro tipo de demência. Entre as atividades físicas benéficas estão: caminhada, jardinagem, jogar tênis, andar de bicicleta, nadar e participar de esportes competitivos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a depressão afete mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, o transtorno é responsável por cerca de 800.000 suicídios por ano, sendo a segunda principal causa de morte entre indivíduos de 15 a 29 anos.

Fonte: Veja Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *